Acupuntura na Odontologia

Promover saúde requer responsabilidade, amor e, sobretudo dedicação. A saúde começa pela boca. Relaciono sempre meu trabalho com qualidade de vida, vislumbrando sempre a possibilidade de educar e conscientizar o paciente de sua responsabilidade frente a sua saúde como um todo. Essa é a afirmação da Dra. Odinê Bechara. A especialista ressalta os benefícios da acupuntura nos tratamentos odontológicos. Abaixo na íntegra as suas colocações.

 

UNI– Como a acupuntura vem se destacando na Odontologia?
Dra. Odinê: Apesar da Acupuntura ter mais de 5000 anos, seu uso na área Odontológica é relativamente recente. Tem sido uma ferramenta muito utilizada como um recurso clinico e terapêutico muito interessante e efetivo. Tem se destacado também na comunidade odontológica devido ao seu crescente número de trabalhos científicos publicados. Tornou-se hoje uma opção a mais de terapia, em que o profissional, além de adquirir novos conhecimentos, encontra um campo aberto a novas pesquisas na área de saúde.

 

UNI– Como funciona o tratamento?
Dra. Odinê: A Acupuntura visa tratar o todo ou seja, o chinês estuda o doente e não a doença em si. Para a elaboração de um protocolo de tratamento é necessário uma anamnese criteriosa. São feitas avaliações através de um questionário especifico baseado na Medicina Tradicional Chinesa, onde colhemos dados sobre seus hábitos de vida, alimentação, alterações sutis (como as emoções), métodos de palpação dos músculos envolvidos no processo de dor , pulsologia, avaliação da língua, desgastes atípicos nas restaurações, entre outros. Em seguida o paciente é submetido as sessões de Acupuntura sendo reavaliado a cada sessão.Existem técnicas auxiliares como o uso de aparelhos como Hai-hua, moxabustão, uso de ventosas, magnetoterapia ou ainda aplicação de laser e eletroacupuntura.

 

UNI– Por que usar a acupuntura na odontologia?
Dra. Odinê: Por várias razões, principalmente porque a Acupuntura tem se mostrado uma técnica de tratamento conservadora onde são obtidos resultados satisfatórios sem o uso de medicamentos devolvendo qualidade de vida ao paciente. Essa técnica milenar visa restabelecer a saúde, interferindo e harmonizando sua energia através dos meridianos( canais de energia onde se encontram os pontos de acupuntura) que estão associados a órgãos e vísceras. Sintomas como dores de cabeça, dores na face, na ATM, nuca, ombro, ouvido, entre outros, podem ser indícios de distúrbios na articulação temporo mandibular (ATM) comprometendo assim, os músculos que realizam os movimentos da boca. Dentre os benefícios desta técnica contamos com efeitos analgésicos e anti-inflamatórios que relaxam, controlam a ansiedade, o stress e a dor, como também aumentam a resistência imunológica do individuo. As dores Orofaciais, por exemplo, se apresentam muitas vezes de forma intensa, causando irritação, diminuindo a produtividade do individuo e afetando sua vida diária.Também tem sido utilizada na analgesia dentária ou como complemento da anestesia e no pré e pós cirúrgico devida a sua ação anti-inflamatória.

 

UNI – Acupuntura substitui a anestesia do dentista?
Dra. Odinê: Penso que não é esse atualmente o foco. Não se trata de diminuir e sim somar recursos. A acupuntura deve ser vista e utilizada como recurso terapêutico efetivo pelas inúmeras atuações e bons resultados que apresenta. No pré-atendimento odontológico, pode ser de grande valia para pacientes ansiosos e com fobia a tratamentos odontológicos, assim como para pacientes hipertensos e portadores de doenças sistêmicas, possibilitando um atendimento menos traumático. Cada caso é um caso, o bom senso nos permite sempre boas escolhas. Sei de colegas inclusive que já fizeram exodontias (extrações) somente com o uso da Acupuntura.

 

UNI– Onde as agulhas são aplicadas?
Dra. Odinê: As agulhas são aplicadas em acupontos (pontos de acupuntura) ao longo dos Meridianos, que são os canais de energia que de alguma forma estão bloqueados causando dor. Estes pontos podem ser locais e sistêmicos. No tratamento que realizo em minha clínica faço uso de várias técnicas conforme a necessidade do paciente. Antes do agulhamento é necessário uma assepsia na região, com álcool 70%. Hoje contamos no mercado com agulhas descartáveis que oferecem mais segurança ao paciente.

 

UNI– Existe alguma contraindicação?
Dra. Odinê: De uma forma geral o tratamento com acupuntura não possui contra- indicação, entretanto a literatura cita que devemos evitar o seu uso em pacientes que apresentem estados excessivamente debilitados, como embriaguez,excesso de fome, sede e sudorese.

 

 

odinê-Xiamen 184

 

Odinê Bechara
Acupunturista: Formada pelo Instituto Brasileiro de Acupuntura.
Aperfeiçoamento na Xiamen University ( CHINA)
Acupuntura Sistêmica | Dor Orofacial | DTM | Neuralgia | Bruxismo
Cirurgiã Dentista: Estética Dental I Reabilitação Oral I Endodontia Especializada.
Rua Cap. Adelmio Norberto Silva, 570, Sala 26 I Ribeirão Preto – SP
Fone (16) 3911 7017 – dina.log@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>