Acupuntura: uma grande aliada na qualidade de vida

Por Odinê Bechara

 

acupuntura

Muito se tem falado sobre esse tema.Quem não a busca? Como conseguir tal proeza em nossa vida diária? Alimentação balanceada e atividade física regular são hábitos saudáveis, porém existem outros aspectos de igual importância que também fazem parte dessa conquista. Há mais de 5000 anos, os médicos chineses preconizam que a saúde não é só a ausência de doenças, mas sim o equilíbrio harmônico do ser humano como um todo. Desde a antiguidade, os povos orientais, principalmente os Chineses, já faziam uso de ervas, massagem e acupuntura com fins terapêuticos. Esse conceito milenar concentra-se em trazer os sistemas orgânicos internos em equilíbrio, fortalecendo os mecanismos de defesa naturais do paciente, permitindo que o corpo restabeleça sua harmonia e seu equilíbrio, que se processa através do fluxo de Qui (energia vital), nos aspectos Yin e Yang (forças opostas e complementares) e na interação dos cinco elementos que correspondem também à fisiologia chinesa contidos numa inter-relação dinâmica e individual. Dessa forma os fatores de adoecimento, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, são aqueles relacionados com a ruptura deste equilíbrio, ou seja, são as causas da patologia.

 

Dentre algumas patologias em que o atendimento com Acupuntura melhora substancialmente a qualidade de vida do paciente, podemos citar a Fibromialgia, Neuralgia do Trigêmeo, Dores Orofaciais, DTM Muscular, Bruxismo, entre outras. Os fatores de adoecimento podem estar relacionados ao meio ambiente (fatores externos); às emoções e sentimentos (fatores internos) ou ainda a fatores mistos que incluem alimentação, estilo de vida, excesso de atividade física, ocupação, traumas, hereditariedade, etc.

 

Viver de forma mais saudável tornou-se atualmente um objetivo realizável. Muitos já se preocupam com a saúde de uma forma preventiva e têm como grande aliada o uso da Acupuntura como técnica efetiva no combate à dor e restabelecimento do equilíbrio orgânico. O nosso mundo invisível só se tornará visível quando nossos olhos conseguirem enxergar mais além. O respeito a si mesmo, a autoestima nos proporciona mais recursos para buscar saúde, alegria, felicidade e, consequentemente, mais qualidade de vida.

 

 

14- odine bechara

Odinê Bechara

Acupunturista: Formada pelo Instituto Brasileiro de Acupuntura.
Aperfeiçoamento na Xiamen University ( CHINA)
Acupuntura Sistêmica : Dor Orofacial | DTM | Neuralgia | Bruxismo.
Cirurgiã Dentista: Estética Dental I Reabilitação Oral I Endodontia.
Rua Cap. Adelmio Norberto Silva, 570, Sala 26 I Ribeirão Preto SP.
Fone (16) 3911 7017 – dina.log@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>