Ampliados os serviços prestados à população de Cajuru

Há 2 anos à frente da prefeitura, o médico Luis Estevão Pereira investiu na melhoria e ampliação da estrutura  dos serviços prestados  e dos recursos humanos, voltados para a promoção da saúde integral do ser humano.

Sensíveis as questões sociais, especialmente em suas áreas de atuação, tem despertado em médicos a vocação para a política. É o caso do Dr. Luis Estevão Pereira (PSDB), atual prefeito de Cajuru-SP, cujas políticas públicas de saúde tem tido um grande impulso, consequência natural da afinidade com as questões da saúde em todo país. Quem tem sido beneficiada com isso é a população em geral, principalmente os que dependem do Sistema Único de Saúde.

Dr. Luis Estevão Pereira

Dr. Luis Estevão Pereira

Luís Estevão é simples, com a característica humildade e cordialidade dos mineiros, é médico, ortopedista, há mais de 20 anos atuando em Cajuru, onde criou vínculos e hoje é prefeito.
Hoje com uma população de 23 mil habitantes, a maioria são usuários do SUS, a ampliação da estrutura física e humana para fazer frente a demanda fez a diferença.
Queremos proporcionar um atendimento digno à população, sempre primando pela qualidade dos serviços prestados “, pontua o Dr. Luis Estevão.
Cajuru conta com doze Unidades de Saúde, quatro estão sendo reformados e remodelados dentro das normas da Anvisa. Além de duas novas unidades quase prontas. Conta com a unidade central com funcionamento 24 horas, além de um Hospital Santa Casa do qual é terceirizado, o atendimento emergencial de Ortopedia, feito por essa administração, além do aprimoramento dos serviços prestados de anestesia, ginecologia e obstetrícia, para atender a demanda da população Cajuruense. “Ter anestesista 24 horas, antes apenas um sonho para os promotores da saúde em Cajuru, hoje é uma realidade”, salienta o chefe do executivo municipal.
De acordo com Dr. Luis Estevão, a familiaridade com o setor da saúde facilitou muito a identificação das necessidades, desde administrativas, como obtenção de alvará da Vigilância sanitária para funcionamento, antes inexistente, a ampliação de recursos humanos com a contratação de médicos, adequação e ampliação das estruturas, com reformas e construção de novas unidades. Temos hoje uma CIPA capacitada e atuante.
posto saude“Entre as prioridades, entendemos que a melhoria de atendimento a população, tanto emergencial quanto preventiva com agendamento de consultas e exames, passava pela melhoria das condições de trabalho para os funcionários. Isso nos motivou as reformas das instalações, cuidando para agregar melhores condições de biossegurança, além de conforto e bem estar. Na Unidade de Emergência (Central) destinamos um dos aposentos para descanso dos profissionais de enfermagem e motoristas repousarem quando não houver pacientes. São ações simples, porém eficazes para a qualidade do atendimento da população cajuruense”, pontua o prefeito.
No decorrer dos últimos dois anos de administração, foram trocadas todas as ambulâncias, que substituíram as antigas com anos de uso e exigindo manutenção constante. Hoje o município conta com cinco ambulâncias novas (2014), com ar condicionado, direção hidráulica. Além disto, existe o serviço de transporte do Samu.
“As ambulâncias foram adquiridas a maior parte com recursos próprios e parte com verbas que conseguimos do governo do Estado de São Paulo. A nossa iniciativa visou o conforto, a segurança e o bem estar dos pacientes”, explica Luís Estevão.
Ainda no tocante ao atendimento a população, foi licitado um sistema de agendamento dos pacientes, que interage com os pacientes, enviando até mensagem alertando para o dia e horário da consulta. Por outro lado, foi criado o Programa Saúde para o Trabalhador, com atendimento de médico e cirurgião-dentista feito num espaço exclusivo , evitando as filas, agilizando as ações para medicá-los, preservando a saúde do trabalhador.
Para 2015, o propósito é terminar as obras, reformar as demais unidades de saúde, escolas e creches, além de aumentar os recursos humanos em todas as unidades e outros setores, se houver necessidade.
“A população de Cajuru é muito amável, responsável, em que dificilmente você encontrará igual, merece um serviço sério. Ficamos muito gratificados em poder representá-la, cuidando para promover as melhorias necessárias para uma vida melhor, com apoio do poder público para isso. Evidentemente não é fácil, mas estamos dispostos a encarar os desafios”, frisa o prefeito Luis Estevão, acrescentando estar bem assessorado na saúde, pela Secretária de Saúde, Patrícia Bicego, farmacêutica e sua incentivadora e esposa a médica Ersone Pereira, ambas com anos de experiência atuando na área.

Secretaria da Saúde faz passeata da Saúde no “ Outubro Rosa”

Secretaria da Saúde faz passeata da Saúde no “ Outubro Rosa”

“Como médico não tenho uma visão única apenas do serviço de saúde prestado, e sim da saúde integral do ser humano. Por isso, vale ressaltar aqui, tenho investido na educação básica, melhorando a merenda escolar, adequando e ampliando escolas, uma com período integral, ampliamos creches para atendermos toda demanda do município, implantamos e oferecemos transporte para 280 jovens de 18 a 24 anos que frequentam cursos universitários e técnicos em Batatais e Ribeirão Preto. Para o esporte, cultura e lazer, foi feita academia a céu aberto, como estimulo para as pessoas cuidarem do corpo com a prática de exercícios. Nosso serviço de assistência social é atuante, com projeto para atender crianças, jovens, adultos e idosos, como é o caso da Casa Abrigo. No tocante ao Meio Ambiente, temos  incentivado e participado ativamente do Programa Cruzada Ambiental, juntamente com um grupo de voluntários são feitas ações de preservação, além de serem plantadas árvores, periodicamente. Em algumas avenidas elas crescem em calçadas emolduradas pela grama esmeralda. Tudo isso visando a saúde integral do cajuruense”, destaca o prefeito Luis Estevão.

Saúde na escola, na Unidade Mousart

Saúde na escola, na Unidade Mousart

“ Por entender a importância do dinheiro público, vejo que devo administrar com maior respeito do que administro o meu. As aquisições (compras) feitas para todo e qualquer setor, optamos pela forma mais transparente de licitação (pregão, tomada de preço e concorrência pública). O país tem jeito, basta que os governantes tenham prazer em governá-lo, iniciando pela célula mater que é o município. Que tenham o pudor de saber o que lhe pertence e o que pertence ao povo.”, conclui ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>