Como cuidar e pôr fim à queda de cabelo

2

Dr. Felipe Haikal

Dr. Felipe Haikal

Dr. Felipe Haikal – tricologista, especialidade voltada para os cuidados com os cabelos, sana dúvidas sobre a queda dos cabelos – calvície.
Indica formas de tratamento, inclusive através do transplante capilar

Como cuidar e pôr fim à queda de cabelo

A sua imagem está diretamente ligada ao seu corte de cabelo. O cabelo revela traços de sua personalidade e, por isso, é tão valorizado como adorno da face. Portanto, está associado ao seu primeiro impacto visual, o seu rosto, eis a razão dos muitos cuidados com o cabelo, ele diz muito sobre você. Eis a causa da calvície incomodar muito homens e mulheres, por estar diretamente ligada à vaidade e à autoestima.E aí o que fazer quando são encontrados vários fios de cabelo na escova, no lavabo, no travesseiro e pelo chão da casa?
 Dr. Felipe Haikal, médico, especialista em Tricologia, orienta quanto às ações preventivas e corretivas da queda de cabelo (calvície). Destaca que o importante é ter atitude, procurar um especialista para definir as causas e seguir as suas prescrições e suas orientações, adotando os cuidados devidos.
A seguir de maneira objetiva, Dr. Felipe Haikal, aborda questões relacionadas à calvície, sanando dúvidas  sobre o diagnóstico, os hábitos cotidianos e tratamento , além do transplante capilar.

Causas:
“A queda de cabelo pode acontecer por diversas causas. A genética é a causa principal nos homens, é conhecida alopecia androgenética. Entretanto, na mulher, além de genética, existem também diversas outras causas mais comuns: distúrbios hormonais, doenças da tireóide, síndrome dos ovários policísticos, até mesmo a anemia, o estresse e o submeter seguidamente às escovas progressivas”

Diagnóstico
Para definir o tratamento é necessário um diagnóstico preciso da causa. Se for genética, após avaliação indicamos o medicamento mais adequado ao caso. Já nos casos de patologias como distúrbios hormonais, anemia e doenças da tireóide, nós os profissionais médicos especialistas indicaremos um tratamento específico, segundo as características de cada caso. Serão, com certeza, eficazes para sanar a queda de cabelo.

Interrupção do Medicamento
“Para manter o cabelo e evitar a queda, na maioria dos casos, não pode haver interrupção no tratamento. Por outro lado, no tocante aos medicamentos é fundamental deixar evidenciado na consulta quais os outros medicamentos em uso ou tomado recentemente, eles podem ser os provocadores das quedas do cabelo. Em muitos casos, as mulheres têm queda de cabelo quando param de usar anticoncepcionais”.

Produtos de Farmácias
“O resultado efetivo só acontece quando feita após definir a causa, com precisão e isso somente através da avaliação médica. Esses shampoos são apenas um paliativo no tratamento”

Química provoca queda
“A quebra dos fios provocada pelo uso demasiado de tratamentos para alisamento aplicação com formol e aquecimento dos fios podem provocar queda do cabelo. O melhor é evitar o uso demasiado”

Sono e alimentação
“Evidentemente a alimentação é importante para manter o cabelo saudável. Ao diminuir bruscamente a ingestão de proteína durante as dietas, ocorre a diminuiçao da queratina e consequentemente a produção dos fios. Faltando ferro, Por exemplo, pode ocorrer a queda de cabelo.
Como dito anteriormente o estresse pode levar a queda de cabelo e um bom sono é fundamental para o equilíbrio do organismo, podendo evitar a queda de abelo. Por outro lado, fica a dica,  dormir com o cabelo molhado acentua os casos de seborreia (caspas), dependendo do caso, pode causar a queda de cabelo.”

Tratamento capilar?
“Dependendo do grau de calvície é definido o melhor tratamento. Para isso, é necessário uma anamnese completa, exames laboratoriais e exame físico do couro cabeludo. De posse dos resultados o especialista faz a prescrição de loções, shampoos, medicações e intradermoterapia capilar. Na Intradermoterapia são feitas aplicações de medicações no couro cabeludo, estimulando a oxigenação, a circulação do folículo capilar, deixando os cabelos mais fortes, mais volumosos, mais grossos, minimizando a queda capilar e estimulando o nascimento de novos fios.”

Transplante capilar?
“O Transplante Capilar é um método de restauração capilar que consiste em transplantar da área doadora – região posterior ou lateral do couro cabeludo – para a área calva as unidades foliculares (fios). É feito após jejum de 8 horas e no pós-operatório, é necessário ficar três dias sem lavar o couro cabeludo, dando início neste dia a cicatrização da cirurgia. Durante três semanas nada de exercícios físicos, usar 2 a 3 travesseiros altos, não tomar sol no couro cabeludo, usando sempre protetor solar, até a cicatrização completa.  Será prescrito antibiótico para evitar infecções. A cirurgia não é dolorosa, é realizada com anestesia local, havendo a opção do paciente escolher ficar acordado ou dormir durante a cirurgia”

Especialista
“É de suma importância buscar um profissional especializado.Todo e qualquer procedimento deve ser realizado por profissional habilitado. Nada mais adequado que um especialista para fazer um diagnóstico seguro e, consequentemente, um tratamento eficaz”.

Unisaude-Agosto-15-9

Dr. Felipe Haikal
CRM: 13.491- Médico – Pós Graduação no instituto BWS em Tricologia médica,
Especialista em Transplante Capilar e Queda de cabelos.
Rua Conde Afonso Celso, 505 | Boulevard | Fone (16) 3236 7372
|     www.felipehaikal.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>