Depressão e Acupuntura

Por Maria do Vale Oba

 

A rotina nos dias atuais causa alguns problemas de saúde ou distúrbios emocionais, problemas referentes à qualidade de vida. Atualmente a depressão afeta de 5% a 15% da população mundial. A depressão é um distúrbio comum entre a população geral, sendo um estado de alteração das emoções e do ânimo, que leva a alterações físicas, emocionais e mentais. Os sintomas da depressão são muito variados, como sensações de tristeza, pensamentos negativos e/ou suicidas, até alterações da sensação corporal, como dores, desconforto no batimento cardíaco e enjoos.

 

depressaoA acupuntura estimula as fibras sensitivas do Sistema Nervoso Periférico (SNP) fazendo com que ocorra uma transmissão elétrica via neurônios para produzir alterações no Sistema Nervoso Central (SNC), o qual libera substâncias (exemplo.: cortisol, endorfinas, dopamina, noradrenalina, serotonina) que promovem bem-estar, prevenção e tratamento de doenças, sejam elas psicológicas, biológicas e/ou comportamentais. Alguns desses neurotransmissores, notadamente a serotonina, noradrenalina e dopamina, estão muito associados ao estado afetivo das pessoas. Assim sendo, hoje em dia é mais correto acreditar, que o deprimido não é apenas uma pessoa triste, aliás, alguns deprimidos nem tristes ficam. É mais acertado acreditar nos deprimidos como pessoas, que apresentam um transtorno da afetividade, concomitante ou proporcionado por uma alteração nos neurotransmissores e neuroreceptores. Normalmente a pessoa com depressão apresenta perda de energia ou interesse, dificuldade de concentração, alterações do apetite e do sono, lentificação das atividades físicas e mentais, sentimento de pesar ou fracasso. A acupuntura tem sido muito procurada por pessoas, que buscam uma terapia alternativa e natural para aliviar a ansiedade e a depressão.

 

Acupuntura promove o equilíbrio físico (biológico) e mental, aumentando a produção de endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem estar, sem agredir o corpo e a mente. Existem diversos estudos científicos, que comprovam a eficácia da acupuntura para estes fins, podendo ser facilmente associada a outros tipos de tratamentos como o medicamentoso e a psicoterapia. Durante a sessão o paciente experimenta a agradável sensação de leveza, induzida pelo estímulo dos pontos de acupuntura.

 

Um dos grandes problemas da depressão é um desequilíbrio hormonal onde a auriculoterapia em junção com a acupuntura sistêmica age muito bem neste caso. Cada sessão de acupuntura para o caso de depressão dura cerca de 30 minutos e é recomendada uma por semana durante o tratamento (10 sessões).
Após as aplicações é feita reavaliação.

 

maria

 

Profa Dra Maria do Vale Oba
Profa da Escola Ana Néri de Acupuntura e Massoterapia de Ribeirão Preto. Especialista em Acupuntura pela Universidade de Pequim-China. Hanna Espaço de Terapias Alternativas
Rua Roque Pippa 416-Bonfim Paulista-Ribeirão Preto.Fone:(016) 3234-38629 ou 99196-5217
e-mail: mariaoba@oulook.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>