Ortodontia é sucesso também em adultos

Por Dr. Eduardo Mendes Gotardo 

 

orto-1024 (1)Está comprovado: tratamento ortodôntico soluciona e é indicado para adultos com bastante eficácia. Foram desenvolvidas técnicas e abordagens capazes de abreviar os resultados, antes mais demorados, solucionar quadros mais complexos, e de difícil movimentação. Os dentes devem funcionar como uma engrenagem perfeita, o mal posicionamento gera força excessiva em alguns dentes, além de forçar outros, podendo causar: retração na gengiva e reabsorção do osso, principalmente quando associada à inflamação gengival (consequência de uma higienização ruim – falta do uso do fio e escova dental). Os casos mais graves de mal posicionamento com a presença de alguma parafunção como o apertamento dentário, podem causar a disfunção da articulação temporomandibular (DTM), caracterizado por dores e estalos na articulação temporomandibular (ATM).

 

De acordo com o especialista em ortodontia do Centro de Estudos Ortogotardo, Dr. Eduardo Gotardo, o paciente adulto, normalmente, procura o tratamento, para restaurar estética e à melhoria funcional. Os casos mais comuns são para recuperar o espaço de perdas dos dentes posteriores (molares) para a colocação do implante ou o fechamento do espaço do dente perdido e apinhamento (dentes tortos). Segundo o ortodontista, ao fazer os procedimentos é necessário ter cuidados especiais com a gengiva e osso alveolar, que devem estar saudáveis.
Após o tratamento o paciente deve utilizar a contenção por um longo período para evitar a recidiva. “Vale lembrar que no tratamento em crianças e adolescentes, a resposta clínica é mais rápida, favorável e mais estável”, alerta Dr. Gotardo.

 

Dr. Gotardo

 

 

Dr. Eduardo Mendes Gotardo
Especialista em Ortodontia . Especialista em Ortodontia Funcional dos Maxilares.
Curso de Ortodontia pela Universidade de Michigan USA. Coordenador do Centro de Estudos Ortogotardo em Sertãozinho-SP e Ribeirão Preto-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>