Tomografia computadorizada

Fundamental  para o diagnóstico e  planejamento do tratamento em Odontologia

Dr. Rafael Vena e Dr. Luís Bosi

Dr. Rafael Vena e Dr. Luís Bosi

O diagnóstico por imagem tornou-se uma aliado para o cirurgião-dentista, através do uso de aparelhos de última geração, que geram imagens perfeitas, sejam elas radiografias ou tomografias, é possível fazer um diagnóstico preciso e o planejamento do tratamento. Estes exames são fundamentais para a resolução dos casos de Reabilitação Oral, Implantodontia, Dentística, Periodontia, ou para controles periódicos dos clientes.
Tomografia computadorizada – na última década, com a evolução dos aparelhos de imagem, surgiram no mercado os aparelhos de Tomografia Computadorizada.
Considerado um dos maiores avanços nos diagnósticos para a saúde, a Tomografia Computadorizada, tem muitas vantagens: não invasivo, fidedigno, de alta precisão para a visualização de estruturas ósseas, entre tantas outras vantagens.
Na odontologia é chamado de Tomografia Cônica (Cone Beam), o aparelho faz a tomada do volume total da área a ser estudada e posteriormente o divide em partes: Axial, Sagital, Coronal e Oblíquo, permitindo um estudo minucioso de cada região.
De acordo com Diretores do – IERO – Instituto Especializado em Radiografias Odontológicas Ribeirão Preto, este exame faz parte da rotina nos tratamentos odontológicos devido à precisão dos dados disponibilizados. Comparado ao RX convencional a imagem resultante é tridimensional, sendo esse seu diferencial para análise e resultado final do tratamento.
O laudo do exame é feito por um profissional especialista em radiologia e é bem detalhado e com informações já interpretadas.
A Tomografia Computadorizada (TC) é indicada nas diversas especialidades odontológicas, especialmente na Implantodontia, Periodontia e Ortodontia. No mercado há mais de 35 anos atuando junto à classe odontológica e à população em geral de Ribeirão Preto e região, hoje à frente do Instituto Especializado em Radiografias Odontológicas – IERO, o radiologista Dr. Luís Eduardo Bosi – cirurgião-dentista, pós-graduado em Radiologia Odontológica e Imagiologia & Estomatologia, pela Faculdade São Leopoldo Mandic; diretor e proprietário da IERO Radiologia há mais de 15 anos.
tomografia2“Por permitir a visualização nos mais diversos ângulos, é possível oferecer ao cliente um tratamento mais rápido, seguro e confortável. Hoje os Cirurgiões-Dentistas não começam um tratamento sem antes ter em mãos a Tomografia ou a Panorâmica, dependo da necessidade e do caso”, diz o Dr. Luís Bosi.
“A maior precisão das medidas ósseas contribui para resolução de casos, especialmente os mais complexos, envolvendo cirurgias, inclusive, tornando-as menos invasivas. Na Implantodontia permite planejar e desenvolver com segurança o procedimento, assegurando o resultado, frente ao objetivo proposto”, pontua Dr. Rafael Vena que também atua no IERO. Dr. Vena é cirurgião-dentista, pós-graduado na FORP – USP em Radiologia Odontológica e Imagiologia.

Panorâmica e Documentação Odontológica

Equipe preparada para atender o cirurgião-dentista e o paciente, na Unidade Ribeirão Preto.

Equipe preparada para atender o cirurgião-dentista e o paciente, na Unidade Ribeirão Preto.

Panorâmica – A radiografia Panorâmica permite visualizar todos os dentes de uma só vez, inclusive os que ainda não estão erupcionados (no caso de odontopediatria) e ver as cáries, fraturas dentais, infecções ou outras doenças dos ossos que os sustentam. Revela a forma, localização, angulação e a presença de dentes extranumerários (dentes que excedem o número normal) ou agenesia (falta do germe dentário) e assim prevenir ou atenuar futuros problemas estéticos e/ou relacionados à Articulação Têmporo Mandibular (ATM). Complementa o exame clínico no diagnóstico das doenças dos dentes e dos ossos da face, sendo fundamental para o pré-operatório em cirurgias dos dentes e ossos.
Documentação ortodôntica – É imprescindível e determinante para o diagnóstico e planejamento do tratamento ortodôntico.
A panorâmica é a principal radiografia, além da teleradiografia, algumas periapicais, modelo, fotos, cefalometria, que é uma análise das medidas ósseas do paciente incluindo um exame de idade óssea (carpal) fazem parte da documentação Ortodôntica completa.
Hoje, na era digital, os exames ficam a disposição no site da Iero, além de serem enviados por e-mail, o que facilita muito a comunicação entre ambos IERO e o cirurgião-dentista. Os dados obtidos são fundamentais para a resolução dos casos, desde os mais simples aos mais complexos de Ortodontia.

Dra. Miriam Lúcia Baldin

Dra. Miriam Lúcia Baldin

“Através do uso de aparelhos de última geração, que geram imagens perfeitas, sejam elas radiografias ou tomografias, o diagnóstico por imagem tornou-se um aliado imprescindível para o cirurgião dentista. Estes exames se tornaram fundamentais para diagnóstico e planejamento de reabilitações orais, implantes, dentística, periodontia, ou para controles periódicos dos pacientes, pontua Dra. Miriam Lúcia Baldin – especialista em Dentística, acrescentando que “Com a imagenologia o cirurgião-dentista consegue também transmitir maior segurança e previsibilidade aos planos de tratamento propostos, pois existe precisão e Planejamentos Reabilitadores”

A importância da Tomografia Computadorizada

Dra. Maria Cristina Zuccolotto

Dra. Maria Cristina Zuccolotto

A especialista Dra. Maria Cristina Zuccolotto destaca a importância da Tomografia Computadorizada no planejamento e execução das Próteses sobre Implante.
“Um apropriado plano de tratamento é imprescindível para o sucesso reabilitador em implantodontia e para isso é necessário o conhecimento da qualidade, altura e largura ósseas e de estruturas anatômicas adjacentes. Vários são os métodos clínicos e por imagem para a avaliação do rebordo, sendo a tomografia computadorizada (TC), o método mais preciso para o diagnóstico. Mais especificamente, hoje a TC de feixe cônico (Cone Beam) é considerada a mais valiosa ferramenta na execução das próteses sobre implante. Elimina fases cirúrgicas desnecessárias oferecendo mais conforto e menos riscos para o paciente. Permite descrever com riqueza, os detalhes anatômicos, como: seios maxilares, forames lingual e mentual, nível de reabsorção óssea em áreas desdentadas e feixes/ramos vásculo-nervosos relacionados”, salienta ela.
Segundo a especialista em Prótese sobre Implante, assim os locais de interesse para a colocação de implantes, visualizados nas imagens tomográficas, devem ser referenciados com marcas radiográficas e guias cirúrgicos.
“Aliada a isso, a utilização de softwares específicos para a interpretação de imagens, oferece informações adicionais ao laudo, importantes para o planejamento. Eles permitem avaliar a densidade óptica, medir a espessura do osso e, inclusive, manipular de forma virtual, implantes dentários, na tela do computador, de forma dinâmica, auxiliando o cirurgião dentista a prever o posicionamento e tamanho dos implantes”, explica Dra. Zuccolotto.

 

 IERO – 35 anos de atuação

IEROlogo2

IERO – Instituto Especializado em Radiografias Odontológicas Ribeirão Preto Ribeirão Preto – SP Rua Eliseu Guilherme, 3, Jardim Sumaré (16) 3632 1325. Cravinhos Rua XV de novembro, 800 (16) 3951 7426.

Com uma trajetória de sucesso, o IERO – Instituto Especializado em Radiologia Odontológicas, com 35 anos de história, pioneiro em documentação odontológica em Ribeirão Preto e Região, continua inovando e investindo para oferecer aos seus clientes atendimento qualificado e tecnologia de ponta. O IERO -Instituto Especializado em Radiografias Odontológicas, foi fundado pelo Dr. Eugênio Albano Bosi (Cirurgião-Dentista- Radiologista), na década de 80, e hoje é dirigido pelo seu filho Dr. Luis Eduardo Bosi – Cirurgião Dentista – pós-graduado em Radiologia Odontológica e Imagiologia & Estomatologia, pela Faculdade São Leopoldo Mandic.
No decorrer do período, o IERO foi sempre se atualizando, incorporando novas tecnologias. Mais recentemente, em 2013, deu um novo impulso ampliando a estrutura física, adquirindo o Tomógrafo Cone Beam, além de aumentar os recursos humanos. Passou a fazer parte do Corpo Clínico do IERO o radiologista Dr. Rafael Teixeira Vena.
Primando pela qualidade das imagens e agilidade na montagem das documentações, o IERO, coloca a disposição dos clientes todos os exames através da tecnologia digital, além de disponibilizar a visualização de todos os exames no site www.examesiero.com.br, no email do profissional, tendo a imagem fidedigna dos exames, laudos, traçados e cortes. Conta também com home page exclusiva (consultório virtual, site personalizável para clínica e o dentista) onde o mesmo faz seu login e senha para acessar seus pacientes, de onde estiver, apenas tendo acesso a internet.
A Radiologia Digital hoje é uma realidade que tem agilizado e facilitado muito a comunicação entre o cirurgião-dentista e o IERO.
Recentemente, inaugurou uma nova unidade na cidade de Cravinhos, onde foi feito estudo detalhado do mercado, sendo constatado a demanda crescente na região, com ótimos profissionais na área de odontologia.
“Proporcionamos para o paciente maior facilidade, conforto e diminuição dos custos para realização dos exames”, Diz Dr. Luís Bosi.
Para o futuro, a proposta é continuar investindo na qualidade de atendimento e no crescimento do Instituto Especializado em Radiografias Odontológicas de Ribeirão Preto-SP e região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>