Unimed Ribeirão Preto completa 44 anos

A cooperativa inaugura em 2015 seu Hospital próprio

Dr. Álvaro Afonso Truite

Dr. Álvaro Afonso Truite

Referência em saúde para Ribeirão Preto e região, a Unimed Ribeirão Preto conta com mais de 900 médicos para oferecer à nossa cidade e região a melhor opção em atendimento, qualidade de vida e bem-estar. Fundada em 1971 por um grupo de 163 médicos, a Unimed Ribeirão Preto faz parte do sistema cooperativista mais bem sucedido do país.

Desde o princípio de suas atividades, empenha-se em ações de sustentabilidade e valorização do trabalho médico, por meio do fortalecimento da estrutura cooperativista e da ética. Desta forma, há 44 anos a cooperativa desenvolve em Ribeirão Preto soluções estratégicas para a sociedade no quesito saúde e qualidade de vida, com uma visão humanizada e à frente de seu tempo.
Além de 15 hospitais credenciados, a cooperativa oferece a seus clientes, também, a Farmácia Unimed, os Prontos Atendimentos 24HORAS e o Núcleo de Atenção à Saúde – NAS, uma estrutura que reúne o SEMPRE – Serviço de Medicina Preventiva; o UNILAR – Cuidados Domiciliares, voltado para o atendimento dos pacientes que necessitam de atendimento domiciliar, para pacientes que não precisam de uma internação hospitalar, mas necessitam de cuidados médicos e de enfermagem, terapias e outros, que são disponibilizados pela Unimed, em conformidade, inclusive, com as regras da Agencia Nacional de Saúde; e o DSO – Departamento de Saúde Ocupacional, e oferece ao cliente Unimed atividades de prevenção e promoção da saúde.
A cooperativa médica inaugura ainda em 2015 o Hospital Unimed Ribeirão. Dr. Álvaro Afonso Truite, eleito recentemente diretor presidente da Unimed Ribeirão Preto, e demais membros da nova diretoria têm a missão de concluir esse ousado projeto.
Dr. Álvaro Afonso Truite é formado pela Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto, fez residência médica no H.C. em Pediatria – atua na área administrativa da Unimed de Ribeirão Preto, tendo passado pelos Conselhos: Técnico, Fiscal e de Administração. Participa da organização da Jornada de Pediatria, há 16 anos, tendo sido o presidente em duas edições. Foi superintendente da cooperativa médica na gestão anterior e, desde o dia 23 de março, ocupa o cargo de presidente.

Em entrevista exclusiva à UNISAÚDE, Dr. Álvaro Afonso Truite fala sobre
a Unimed Ribeirão Preto, o Hospital Unimed e a saúde, entre outras abordagens.

Uni: São 44 anos de Unimed Ribeirão, muito a comemorar?
Dr. Álvaro Truite: A Unimed Ribeirão Preto é um exemplo de gestão em todo o país, por ser uma das Unimeds que tem todos os seus índices positivamente reconhecidos pela Unimed Brasil. A Unimed Brasil norteia e avalia todas as Unimeds, tanto nos seus aspectos sociais quanto econômicos, como também no seu número de carteira de clientes e cumprimento das normas emanadas pela ANS. E tudo isso qualifica a Unimed Ribeirão como sendo uma das melhores dentro do Sistema.
A nossa UNIMED Ribeirão Preto, há vários anos, é contemplada com o prêmioTop Of Mind no segmento de operadoras de planos de saúde.

Uni: Qual o impacto do Hospital Unimed Ribeirão para o atendimento da comunidade?
Dr. Álvaro Truite: Com a construção do maior empreendimento da Unimed Ribeirão Preto, a cooperativa passa a fazer parte do grupo no Sistema Unimed, que esperamos vir a crescer muito, de singulares que têm hospital próprio. Esse é um motivo de muito orgulho, porque vamos inaugurar o Hospital Unimed Ribeirão com a tecnologia mais moderna que existe hoje no Brasil em termos de conceito hospitalar, além de estar absolutamente dentro das normas da sustentabilidade.
Será um hospital voltado para a alta complexidade. Prioritariamente, para procedimentos e ações que demandem alta tecnologia. Ele vem somar-se aos já existentes à nossa rede credenciada em Ribeirão Preto, destacando-se em diferenciais, com estrutura moderna e que fará frente à alta demanda de leitos hospitalares no município.

Uni: Qual a estrutura e quem atuará no Hospital Unimed Ribeirão?
Dr. Álvaro Truite: Nosso Hospital terá 140 leitos, sendo 120 clínicos cirúrgicos e 20 de UTI, com 10 salas cirúrgicas. O início de seu funcionamento contará com duas fases: a primeira disponibilizadano andar térreo para os serviços de ambulatório e cirurgias ambulatoriais e, a segunda, no primeiro andar, que abrigará a sala tecnológica voltada para serviços de imagem. A composição do corpo clínico será feita por médicos cooperados e estará totalmente à disposição dos clientes Unimed dentro do perfil de atendimentos que caracteriza a operação do empreendimento.

Uni: Como é mantida a qualidade de atendimento médico na Unimed?
Dr. Álvaro Truite: Para ser um cooperado da Unimed de Ribeirão, o médico precisa ter o título de especialista reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina e preencher alguns requisitos próprios da Unimed, como fazer um curso de cooperativismo médico. Cada cooperado recebe de acordo com o que produz na sua atuação médica, mas o resultado vem da ação de todos. A Unimed trabalha para todos os cooperados. O maior beneficiário de tudo isso e o objetivo principal de cada médico é fazer o melhor atendimento possível para o seu cliente.

Uni: A Unimed tem se engajado em ações sociais?
Dr. Álvaro Truite: A Unimed Ribeirão sempre atuou ativamente na área de responsabilidade social evoltada para a sustentabilidade. Procura sempre mapear as necessidades e durante todo ano realiza ações de cunho socioambiental, como a implantação das Academias ao Ar Livre que, em parceria com a Prefeitura Municipal, foram patrocinadas pela Unimed Ribeirão Preto e instaladas em praças públicas da nossa cidade, facilitando seu acesso ao público e estimulando a prática de exercícios físicos. Promove eventos com temas preconizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS – a exemplo do “Combate ao Sedentarismo”, realizado no Parque Dr. Luis Carlos Raya, em dezembro de 2014, quando diversas atividades foram realizadas em prol da saúde: aulas de dança e ginástica, caminhadas, aferição pressão arterial e exame de glicemia, distribuição de brindes e material impresso com orientação à preservação da saúde. O negócio da Unimed é saúde e, portanto, ela precisa estimular a população a adotar hábitos que garantam sua qualidade de vida.

Uni: São muitas as ações voltadas para a Medicina Preventiva?
Dr. Álvaro Truite: A Unimed Ribeirão Preto tem uma estrutura voltada à Medicina Preventiva no NAS – Núcleo de Atenção à Saúde, localizado ao lado do Centro Clínico Eletro Bonini da UNAERP.
A Medicina Preventiva hoje é tão importante que a própria ANS pontua dentro seu índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar as ações em Medicina Preventiva, facilitando as avaliações para as operadoras. Nesta linha, estamos implantando um Programa de Prevenção do Câncer de Mama inovador, estimulados pela ANS, com orientações para adoção de ações preventivas, já que esta patologia encontra-se no rol das doenças que merecem atenção especial. No mesmo formato deste programa, outros estão sendo estruturados e, em breve, serão anunciados.

Uni: A Pediatria, sua especialidade, é altamente preventiva?
Dr. Álvaro Truite: A Pediatria é uma especialidade que utiliza muito pouca tecnologia; é feita através de conceitos básicos de medicina, a anamnese e exames físicos, com alguns poucos exames complementares. O médico pediatra é quase um médico de família, pois atende os seus clientes até 20 anos de idade.
A importância da Medicina preventiva na Pediatria é tão grande que a sociedade Brasileira de Pediatria lançou a consulta de puericultura, que é aquela que segue a criança com determinada periodicidade, até os 19 anos de idade. Segue orientando os pais para os cuidados com a criança, desde prevenção de acidentes, vacinação, medicamentos preventivos como o uso adequado do ferro para evitar anemia, o uso de vitaminas específicas, a introdução de vários tipos de alimentos na criança, desde o seu nascimento até a sua alimentação completa por volta de um ano de idade. Quando introduzir legumes, folhas, carne, o ovo… Tudo isso é prevenção.

Uni: Hoje o aumento da longevidade é um desafio para a saúde suplementar?
Dr. Álvaro Truite: Esse, na verdade, é um desafio para a saúde pública. Um desafio bem-vindo. A média de vida da população brasileira mudou, hoje não é mais uma pirâmide, hoje tem praticamente a forma de um barril. A população está vivendo mais. Hoje temos pessoas com 80, 85 anos de idade absolutamente saudáveis, com vida ativa e isso graças aos avanços da Medicina. A demanda aumenta, entretanto, são inegáveis os constantes avanços da Medicina. Novas tecnologias aparecem menos invasivas, que agridem menos o paciente. E, é dentro desta linha que atuamos na Unimed, sempre primando por fazer o melhor para a saúde e a longevidade dos clientes, com qualidade e vida ativa.

Uni: Como vê a abertura de novos cursos de Medicina no Brasil?
Dr. Álvaro Truite: Medicina é coisa muito séria. Mexe com o bem mais precioso que existe que é a vida humana. Quando vemos várias escolas de medicina sendo lançadas no Brasil, formando profissionais que não tiveram o preparo necessário para lidar com a vida humana, nos causa muita preocupação. Porque hoje em dia para formar um médico é preciso bastante investimento, é necessário um currículo adequado, professores altamente selecionados, que se dediquem à atividade de ensino de forma intensa. É preciso que a instituição também tenha pesquisa, tenha um hospital de clínicas muito bem aparelhado, com tecnologias que usará aqui fora, e isso, muitas vezes, sabemos que não acontece.

HospitalFrente

Hospital de alta complexidade contará com 140 leitos, sendo 20 de UTI e 10 salas cirúrgicas.

Uni: No futuro prevalecerá o Generalista e Especialista?
Dr. Álvaro Truite: O atendimento feito pelo generalista que encaminha, se necessário, para o especialista é uma tendência. Hoje em dia em países desenvolvidos essa prática já está sedimentada. O especialista é procurado em casos de necessidade e geralmente é indicado por um médico generalista. O famoso médico de família é a moda hoje. Você procura o médico com suas queixas, ele faz um diagnóstico, na grande maioria dos casos vai resolver o seu problema e, naqueles casos em que há necessidade de cuidados especiais dentro da patologia apresentada, encaminha por um especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>