Ausência de Dente – Agenesia dentária

Por Luciana Pires

 

Agenesia significa a ausência de formação de um ou mais dentes. A ausência dos dentes é determinada por observação direta durante o exame clínico e deve ser confirmada por um exame radiográfico.

 

Sua etiologia pode estar relacionada a doenças virais, distúrbios endócrinos, fatores traumáticos, infecciosos, hereditários ou genéticos. Destes, o fator hereditário é considerado a principal causa da agenesia dentária. Os dentes mais acometidos por esse problema são os terceiros molares, incisivos laterais , segundos pré-molares e incisivos centrais inferiores. Muitas vezes o paciente pode ter a falta de mais de um dente.

n nbn

A agenesia dentária é um fator importante no estabelecimento de maloclusões e o paciente deve ser acompanhado, desde cedo, por um odontopediatra e um ortodontista. O ideal seria que se pudesse fazer uma radiografia panorâmica em todos os paciente por volta dos 6 anos de idade. Com isso poderíamos detectar precocemente algumas agenesias e isso ajudaria no planejamento do caso do paciente: tratamento ortodôntico, tratamento estético através do recontorno anatômico de coroas dentárias, ou ainda, a manutenção do espaço do dente ausente para futuro implante.

 

O tratamento escolhido dependerá da severidade de cada caso.

 

Luciana Pires é Ortodontista e atua na Estudare.

Rua 7 de Setembro, 2150 – Ribeirão Preto – SP
Fone (16) 16 3321-6000 – [email protected] I www.estudare.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *