Linha média dentária

A linha média dentária é um dos pontos importantes na análise estrutural dos dentes, especialmente por ser a primeira parte onde o olhar do outro repousa: o sorriso. “A correção do desvio da linha mediana dentária é fundamental para a harmonia e estética facial”, afirma a Dra Elisabete Yoshikay especialista em Ortodontia, atua no Centro Odontológico Avançado – COA. Abaixo na íntegras esclarecimentos da Dra. Elisabete Yoshikay:

 

Sorriso gengival 02 (1)UNI: Qual a importância da Linha mediana dentária?
Dra Elizabete Yoshikay: Pesquisas mostram que a face é o ponto básico do equilíbrio estético, sendo o sorriso, o segmento mais importante e o primeiro que as pessoas fixam o olhar, seguido dos olhos, nariz e cabelo. Basicamente temos três linhas médias: a facial, a maxilar e a mandibular. A coordenação das linhas médias e a simetria facial constituem a base para uma face harmoniosa e agradável. A coincidência das linhas médias é importante como componente funcional na oclusão contribuindo para a harmonia da face e do posicionamento dentário satisfatório.

 

UNI: Como é definida?
Dra Elizabete Yoshikay: A linha média dentária consiste no espaço entre os dois dentes centrais superiores e seu posicionamento correto deve coincidir tanto com o filtro labial quanto com o centro dos dois dentes centrais inferiores.Os desvios de linha média são perceptíveis a partir de dois milímetros de angulação. Em geral, é perceptível em fotografias com sorriso.

 

UNI: O que causa esses desvios?
Dra Elizabete Yoshikay: Podemos destacar como causa de desvio de linha mediana: fatores ligados à má formação esquelética, a ausência de alguns elementos dentários, diastemas (espaços entre os dentes), apinhamento (contrário de diastema), discrepância no tamanho dos dentes, deslizamentos oclusais e mordida cruzada (quando o dente da arcada dentária inferior sobrepõe aos dentes da arcada superior).

 

UNI: Quais os métodos de correção dos desvios?
Dra Elizabete Yoshikay: Os métodos são determinados de acordo com o fator causador do problema, podendo exigir cirurgia ortognática, extração dentária, implantes dentários ou uma combinação desses tratamentos. Durante o tratamento ortodôntico para o alinhamento das linhas médias são instalados elásticos intraorais no aparelho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>