Como escolher o especialista em Odontologia?

Muitos são os fatores que levam as pessoas a escolha do profissional: a indicação de outro profissional da área, de pessoas da família ou conhecidos. Existe também o hábito de consultar os conveniados do plano adquirido, e neste caso, os preferidos são as clínicas ou consultórios próximos da residência ou trabalho. O fato é que essa peregrinação do generalista para os especialistas e de especialista para outro especialista acaba incomodando, não só por ser outro profissional, como pela mudança de hábitos e do espaço com o qual se está familiarizado. Então, como você escolhe o Cirurgião-Dentista especialista?

 

É preciso ir além, afinal, você é o maior responsável por sua saúde. E o mais importante, é buscar informações sobre o especialista tais como: qual o campo de atuação, quais os aperfeiçoamentos e especializações, quais os casos costuma tratar. Atualmente, devido ao constante avanço da ciência, no universo da Odontologia, as especialidades interagem entre si. Os especialistas, normalmente, se especializam em mais de uma área, muitos tem três,até quatro especializações. Dependendo do caso, podem fazer o tratamento completo.

 

Uma tendência atualmente são as clínicas multidisciplinares que tem facilitado muito a vida dos seus clientes-pacientes. Além de poderem discutir os casos, proporcionam tratamentos multidisciplinares no mesmo ambiente, com o qual já estão familiarizados. Segundo os próprios profissionais, as indicações são sempre a melhor forma de escolher um profissional, seja por um membro da família ou de um clínico (ou outro especialista), por afiançarem o preparo do especialista e, portanto de certa forma, a qualidade dos procedimentos.

 

ARTUR - branco (2De acordo com o Dr. Artur Rocha Martini – especialista em Endodontia – pres. da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – Regional Ribeirão Preto (APCD-RP), que atua na Rua Prof. João Sales Pupo, 37, no Jardim Independência, ao dirigir ao consultório, para obter melhor resultado na primeira consulta, recomenda-se relacionar : a causa da consulta, indicação, sintomas. Se for caso de dor, indicar quando surgiu, onde ocorre, a intensidade e se é constante. Se houver, leve os exames complementares (panorâmicas, raio X). “Não seja passivo durante a consulta; afinal, é a sua saúde que está em discussão. É preciso questionar, querer saber os porquês. O mais importante é não sair com dúvidas do consultório”, esclarece Dr. Artur Martini.

 

dr marcus sampaio 2Segundo Dr. Marcus Antonio Sampaio – especialista em Periodontia, que atende em consultório no centro de Ribeirão Preto-SP, as indicações tem aumentado muito, e a maioria dos casos são encaminhados pelos colegas – generalistas ou de outras especialidades. “Evidentemente a responsabilidade aumenta muito, pois está em jogo não só o sucesso do tratamento periodontal, como também o nome e o comprometimento do colega que, de um modo geral, enfatiza a necessidade do tratamento especializado, a competência e experiência profissional indicado”, frisa Sampaio, acrescentando que com o advento de novos biomaterias de enxertia tanto para tecido mole como para tecido duro, houve a possibilidade de , muitas vezes, evitar a retirada de enxertos autógenos. Este fator também contribui para a maior aceitação do tratamento dos pacientes. “Os pacientes estão conscientes da necessidade de um acompanhamento para manutenção periódica preventiva”, ressalta Dr. Marcus Sampaio.

 

Auro NisyamaDe acordo com Áuro Tomio Nisiyama, especialista em Prótese e Estética, cada profissional tem sempre que trilhar seu caminho pela especialidade de maior interesse, com a qual tem maior identificação. Em Odontologia, a especialização é um imperativo, especialmente em Ribeirão Preto, onde se pratica uma Odontologia de excelência. “Quando você atua numa área que gosta, fará sempre com muito mais prazer, com muito mais capricho e isto, certamente, melhorará seu desempenho com uma execução perfeita. A população é a grande beneficiada neste contexto e o povo de Ribeirão Preto sabe valorizar os trabalhos especializados. E para podermos atender a essa demanda, temos hoje a disposição uma gama de materiais extremamente eficientes, que associados a uma técnica refinada, alcançaremos resultados excelentes, tanto funcional quanto estético”, destaca Dr. Auro Tomio.

 

hermano magalhaesDr. Hermano Borges Magalhães – especialista em Endodontia, que atua nos Campos Elíseos, ressalta os serviços especializados tem sido, cada vez mais, procurados e valorizados. “Hoje observo que a especialidade tem sido, cada vez mais, valorizada,  uma realidade já consolidada ao longo dos últimos anos. Essa é uma tendência que tem beneficiado amplamente profissionais e pacientes. Benefícios estes, que além de ampliar a qualidade dos serviços prestados, dignificam a profissão, reforçam a ética, o respeito ao ser humano, valores que devem estar sempre presentes e que conquistam a confiança, principalmente dos pacientes”, frisa Dr. Hermano Magalhães.
 

 

Dr. Pablo...Já o Dr. Pablo Samueli – especialista em Periodontia salienta que hoje a especialização é um diferencial, pois, quando  o dentista se especializa, converge sua atuação para uma determinada área, direcionando seus procedimentos, diminuindo arsenal de materiais, otimizando seu tempo, diminuindo custos, tornando-se mais competitivo. Isso é bom para o andamento do tratamento, melhor ainda para o paciente. “O paciente se sente mais seguro, aumentando a confiança com seu clínico, pois a honestidade em assumir seus limites reforça esta ligação com o “dentista da família”, comenta o especialista. De acordo com Samueli, as indicações tem aumentado e a relação clínico/especialista está cada vez mais forte. Isto mostra maior confiança entre os profissionais. O clínico entendeu que o cliente do especialista é o próprio clínico, é o dentista quem indica onde complementar o tratamento, pois paciente não tem noção técnica para procurar a especialidade certa. Por outro lado, o especialista sabe que a “galinha dos ovos de ouro”, a curto ou a longo prazo, será sempre o clínico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>